MITOS FITNESS
Se é mulher e evita o treino de força pela crença que vai ficar muito musculada, este mito é para si!
Vamos a factos: o homem tem mais massa muscular do que a mulher, cerca de 10 a 15% mais, o que faz com que apresente menor quantidade de massa gorda. Ao contrário da mulher que apresenta mais massa gorda, em média do que o homem, verificamos uma acumulação de gordura superior na zona da anca e coxas e também nos seios (tecido adiposo) características femininas comuns.
Contudo a relação massa muscular vs. dispêndio massa gorda é inversamente proporcional, ou seja, quanto mais massa muscular tiver mais massa gorda irá gastar. A principal razão para esta diferença deve-se à produção hormonal, nos homens a hormona responsável é a testosterona, nas mulheres o estrogénio e a progesterona.

A hormona testosterona é responsável, entre outras, pelo aumento da massa muscular, da excessiva pilosidade e pela voz grossa tão característica dos homens. Esta grande diferença deve-se ao facto de em repouso o homem produzir 10 vezes mais testosterona do que as mulheres e aquando existe a prática de exercício físico intenso este valor é ainda superior, e aqui se percebe a facilidade em que um homem consegue aumenta a massa muscular em relação à mulher.
Isto para percebemos que é mais fácil um homem aumentar o volume e ficar com um corpo mais forte e musculado, em relação ao sexo feminino.
Em suma, a mulher pode e deve praticar musculação, levantar pesos e treinar no ginásio sem ter medo de ficar com um corpo másculo. Tenha sempre em mente que o treino de força irá ajudar a reduzir a massa gorda, a ganhar tónus muscular e a melhorar a autoestima e confiança.
Se ainda tem dúvidas, marque já uma consulta on-line de aconselhamento para uma vida mais ativa.
Referêcias
Strength Training for Women (2001)
Deixe um comentário