MITOS FITNESS
Se pensa que tem que passar horas a fio a correr na passadeira, a andar de bicicleta ou a realizar outro exercício de cárdio para emagrecer, pense de novo.
É certo que as reservas de gordura são metabolizadas quando realizamos exercício de baixa intensidade e longa duração, contudo o percentual de gordura gasta não é tão significativo como desejaria.
De acordo com evidências científicas1 o exercício cardiovascular parece ser mais eficaz do que o treino de força no processo de emagrecimento, em especial na população obesa.
Contudo a combinação de ambos2 parece resultar ainda melhor. No processo de emagrecimento, numa fase inicial deverá começar por dar prioridade ao exercício cardiovascular de forma a promover um maior dispêndio energético, como por exemplo: bicicleta, corrida, saltar à corda ou até uma caminhada acelerada se a sua condição física não permitir mais.

Três vezes por semana, entre 30 e 60 minutos numa intensidade moderada a vigorosa (de acordo com a sua preferência e tolerância).
É fundamental complementar com 2 sessões de treino de força cerca de 30 a 45 minutos para promover o aumento de massa muscular e minimizar riscos de lesões, com exercícios maioritariamente poliarticulares (que envolvam muitas articulações) como agachamentos, push-ups, pranchas, entre outros.

Escolha exercícios que goste, comece com calma e tenha paciência. Não verá resultados numa semana, mas garanto-lhe que irá sentir-se com mais energia e força à medida que treina com mais consistência.
Faça as pazes com o exercício para ter uma vida mais saudável, leve e enérgica. Não pense tanto na estética (ela demora mais tempo a aparecer), foque-se em ser 1% mais saudável todos os dias.
Se ainda tem dúvidas, marque já uma consulta on-line de aconselhamento para uma vida mais ativa.
Referências
1. Isolated aerobic exercise and weight loss: a systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials (2011).
2. The Effects of Exercise and Physical Activity on Weight Loss and Maintenance (2008).
Deixe um comentário